sexta-feira, 15 de maio de 2015

Decoração: Porongo


Olá, hoje trago uma decoração feitos com Porongo (cabaça), a origem não se sabe ao certo, há
quem considere a cabaça original da Ásia e África. Porém quando os Portugueses chegaram ao Brasil, os índios daqui já utilizavam a polpa da cabaça para comer e a casca depois de tratada para transportar água, tintas e sementes. Um trecho de Pero Vaz de Caminha a El Rei D. Manuel menciona que os indígenas carregavam água nas cabaças. Cada tribo desenhava traços específicos, representando sua etnia e transformava as cabaças em bolsas, chocalhos e até brinquedos para as crianças. Usada em várias regiões do Brasil, e no mundo a cabaça tem sido utilizada como matéria prima para produção de diferentes formas de expressão artísticas, que, devido suas multiformes, permite que sejam elaborados produtos com as mais variadas formas, tais como:

vasilha para uso em refeições
cuias ou copos;
moringa para transporte de líquidos,
normalmente, água para se beber durante uma viagem;
cisterna para armazenamento de líquidos em regiões secas ou que não dispõem de outros meios;
Amplificador acústico em instrumentos musicais, como o berimbau, chocalho, afochê, maraca, sequerê ou xequerê, abê e malimba;
artesanato;
porta-objetos;
brinquedos, bonecas.


Porongo ainda no pé




Porongo pronto para ser usado





Objetos de decoração feitos com Porongo




















São muitas as variedades de tamanhos, formatos e criatividade para esses povos não faltam. Eu amei, comentem se gostaram da postagem ou não...escolhi cada foto com carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário